9 de dezembro de 2016

O que faz o Ho'oponopono tão eficaz?






           Técnica difundida entre nós, ocidentais, vim trazer uma pequena reflexão sobre o que a faz tão eficaz. Método nascido entre os Kahunas, do Hawai, o Ho'oponopono, ficou escondido de nós durante muito tempo. Utilizado pelos antigos xamãs, era uma técnica utilizada para curar emoções e conflitos interpessoais. O Xamã era o mediador da contenda que tinha se formado entre as famílias ou amigos. Distinguindo que havia uma clara manifestação de perdão, havia uma reunião entre as pessoas que necessitavam da cura e o processo era realizado. No final, após as reflexões e arrependimentos, havia uma acordo de perdão recíproco, finalizando com uma celebração. 
            Este método, era baseado na Filosofia Huna, que preconizava várias questões, entre elas:
a) O mundo é aquilo que você pensa, formado pelo subconsciente, consciente e o EU Superior;


b) Tudo é possível, pois temos o potencial da criação;

c) A energia vai para onde está dirigida nossa atenção, precisamos aumentar o fluxo da energia (mana) e este é realizado com um processo de respiração muito especifico;

d) O momento é agora;

e) Amar é ser feliz em união;

f) Todo poder vem de dentro;

g) Sempre existe um outro modo de fazer as coisas;




          Confesso que ao ler sobre estes princípios, eu os identifiquei com várias correntes atuais: ativismo quântico, tethahealing, registros akáshicos, fraternidade branca, doutrina espírita, entre outras. Mas, ainda assim, acredito que exista algo diferente neste método e buscando mais informações, descobri que ele atua no processo de limpeza de memórias, localizadas no nosso subconsciente, partilhadas coletivamente ou não. O que isto significa? Temos, vários paradigmas individuais ou coletivos, geradores de nossas crenças e modelos de mundo. Os paradigmas positivos, que nos levam a realização, felicidade, abundância, paz e amor, devem ser mantidos, porém e aqueles que levam ao drama, a destruição, a morte? Devem ser limpos, segundo o que preconiza o processo.
             O significado de Ho'oponopono é colocar as coisas no lugar certo. Mas que coisas? Praticar este método é acreditar que somos 100% responsáveis por tudo o que acontece ao nosso redor. Estamos em crise? Criamos isto. Tem assaltos? Criamos isto. Não somos felizes? Criamos isto. Estou sem dinheiro? Criamos isto. Como assim Tamára? Seu eu quero estar em segurança, em paz, com dinheiro, ser feliz, como é possível criar tudo isto? Além do mais, eu nunca fiz nada que pudesse ter gerado isto na minha vida. Me explica melhor.
              Nós temos programas gravados no nosso subconsciente em quatro níveis: infância, genético, histórico e na alma. Os programas da infância são aqueles passados por nossos pais e familiares. Os programas genéticos são passados por nossos antepassados. Os programas históricos são passados pelas nossas memórias compartilhadas. Os programas da alma são nossa programação enquanto seres divinos. Assim, você pode nunca ter feito nada nesta vida, mas teus antepassados sim. Você pode ter sempre sido uma pessoa de bem agora, mas a humanidade tem memórias compartilhadas de dor e sofrimento. Está entendendo? Somos sim responsáveis por tudo o que estamos vivendo, seja no nível individual quanto coletivo.
        Neste contexto, o Ho'oponopono vem limpar nossas memórias individuais e coletivas. Acertando dentro de nós, limpando, purificando, transmutando e cortando todas as memórias negativas de dor e sofrimento, levanto tudo para a luz e trazendo nova luz para nós mesmos.            Assim, Sinto Muito, Me Perdoe, Te Amo e Sou Grata por você existir. 
Quer saber mais? Leia este livro ou venha participar do Workshop sobre o assunto.

Namastê!
      












Nenhum comentário:

Postar um comentário