19 de fevereiro de 2017

Geração Carpe Diem


Estava pensando em como manifestar minha profunda admiração por pessoas que conheci na minha viagem de férias e lendo um texto que uma amiga postou, achei apropriado falar sobre um novo tipo de geração que está surgindo: A Geração Carpe Diem.

Carpe Diem é uma expressão em latim e significa simplesmente "aproveite o dia". Esta expressão não diz respeito ao domingo, como um dia livre para a maioria das pessoas, mas sim, aproveitar ao máximo o momento presente, vivenciando o espetáculo que é a vida.

Desde a década de 90 do século passado, estamos em um ritmo alucinante com relação as nossas carreiras. Nos ensinam nas escolas de gestão que devemos lutar e batalhar o máximo possível para sermos bem sucedidos. Porém, o conceito de ser bem sucedido tem sido adulterado, pois, a noção de sucesso toma um rumo único: - tirar um diploma, trabalhar 14 horas por dia, ter um celular, um carro, um ipad, estar conectado no mundo, fazer viagem de intercâmbio, ufa... aja espaço para tanta coisa.

Criamos uma geração que não para nunca, que não aprecia a vida e vive apenas para trabalhar e cumprir suas metas. Estamos superlotados no nosso corpo emocional de dores de todos os tipos e ficamos numa via de não sentirmos o propósito da nossa vida, aquele propósito real, ou seja, para o que mesmo que viemos aqui?

O que eu encontrei nas minhas férias? Uma psicóloga que virou dona de pousada, uma pessoa com formação em turismo que foi mochileiro pela América Latina e agora trabalha nesta mesma pousada, uma enfermeira que sob o stress da profissão, momentaneamente é da recepção, uma bióloga que era camareira e um casal maravilhoso, que são chefs de cozinha. O que estas pessoas tem em comum? Para mim, são a nova geração que está surgindo: a Carpe Diem. 

O lugar em que está localizada esta pousada é paradisíaco, Bonito (Mato Grosso do Sul). Por si só, já é um lugar magnifico. Porém, se você não esta alinhado com sua vida, até o paraíso pode parecer um inferno. Estas pessoas, vestidas simplesmente, são de uma riqueza fenomenal, pois encontram algo que muitos estão a procura nas cidades e nas empresas, o sucesso. Que tipo de sucesso falo aqui? Daquele que faz você curtir um por do sol, de um banho no rio, da alegria de confundir a dona da pousada com outra pessoa (kkk isto aconteceu), de conversar com o mochileiro e ver o quanto ele tem assuntos interessantes tomando um chimarrão, ouvindo a camareira bióloga cantando enquanto arrumava os quartos dos hóspedes, vendo a enfermeira-recepcionista vencer seus medos e tomar banho de rio e estar sempre sorrindo, até no final do dia, dos chefs arrumando a mesa do jantar como se você estivesse num palácio e fosse o convidado mais importante. Também tinha o Luiz que era de Campo Grande, mais fechado, mas muito alinhado com este grupo. 

Pode ser que na próxima vez, estes personagens não estejam mais lá, tomaram outro rumo na suas vidas, mas sinto que usam a expressão Carpe Diem na sua potencia máxima, aproveitam o dia e desfrutam o melhor. Como você pode chegar neste estado? Acredito que é necessário uma busca interior e um processo de expansão da sua consciência ao responder a seguinte pergunta: - Quer ficar 30 anos trabalhando no que não gosta? Ou quer viver uma vida Carpe Diem? A busca da simplicidade, da vida no bairro, de comprar no caderno, de conhecer as pessoas pelo nome, não tem preço. 

Este post é em homenagem aos meus amigos novos e que já sinto como velhos amigos.

Gratidão por ter conhecido vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário