15 de março de 2018

Resgatando a importância dos equinócios


Equinócios e Solstícios são tradições milenares no planeta Terra. Muito desta cultura foi substituída ao longo dos milênios por outras, mas neste momento cósmico, de intensas energias de cura e transformação que são recebidas neste sistema solar, é relevante compreender o que seria um equinócio.

Conceitualmente se refere a entrada das novas estações no nosso planeta. O equinócio no nosso hemisfério é a entrada do outono e no hemisfério norte da primavera. O astrólogo Patrick Mesquita (residente em Portugal e parceiro do Tempo Divino) no seu diário astrológico de hoje, diz "para a Astrologia o ano não começa em 1 de janeiro, mas, sim, após a entrada do Sol no Signo de Áries (ou Carneiro). O equinócio de março marca o início do outono no Brasil no hemisfério Sul. No hemisfério norte, essa data marca a entrada da primavera. Novos ciclos, novas promessas de renovação". No sábado, dia 17/03 teremos a lua nova e no dia 20/03, com a entrada do Sol em Áries.

O termo foi cunhado pela junção das palavras igual e noite, ou seja, quando o dia e a noite tem duração igual. No caso da onde estamos marca o final do verão e o início do outono.

Para nossa reflexão no blog, o que podemos pensar deste equinócio? Trago Cortella, com as referências de "Qual a sua Obra?" Suas questões principais neste livro são: qual o teu propósito? o que você precisa deixar, soltar e desapegar, para virar adubo para a próxima estação, a do florescimento?

Este momento é um tempo de reflexão profunda sobre quem somos nós e qual o caminho que estamos dando a nossa vida. Tempo de análise, de reflexão profunda, desapego de velhas formas de agir e atuar, tal qual as folhas das árvores caem para que na primavera voltem em sua exuberância. Você já pensou que tudo o que armazena, dentro de você, sem utilidade, como sentimentos, emoções, pessoas, formas de agir, formas de pensar, acabam ocupando espaço interno no seu HD?

Uma das perguntas fundamentais que Cortella faz neste livro é - você está vivendo pelo essencial ou pelo fundamental? Vou te dar um exemplo: essencial é ter um celular, porém é fundamental ter o último modelo de um iPhone? Bacana ter uma formação superior, fazer todos os cursos que aparecem na sua frente, achando que nunca está pronto é essencial para ser bem sucedido no que você escolheu? Ter conhecimento para atuar é essencial mas onde está o limite do fundamental?

Não sou eu que vou responder a essas questões, porque isso é uma atividade individual, mas saiba que eu tenho iniciado um processo de estabelecer o essencial do fundamental. Me desapeguei de livros, roupas, sapatos, pessoas, formas de pensar e de agir, em prol da chamada graça e leveza. E como estou me sentindo? Muito bem, obrigada. 

Desta forma, qual a importância de resgatar a tradição de meditar e firmar compromissos em um equinócio? Em todas as tradições misticas, haviam reuniões para celebrar estes eventos, que acabamos perdendo, por uma série de razões. Energeticamente falando, além do dia e da noite terem as mesmas horas, o equinócio recebe através de portais de energia novos fluxos para limpeza e alinhamento pessoal. Pode ser comparado com uma janela aberta numa casa fechada, recebendo lufadas de ar externo.

Dia 20/03 é marcado pelo equinócio do outono. Que tal reservar uns minutos deste dia para você deixar, soltar ou desapegar o que não quer mais? Vou gravar uma meditação e postar no watts do tempo divino, se você não está lá, peça para ser add.

Gratidão com amor

Tamara


6 comentários: