11 de agosto de 2016

Os problemas estão a teu favor e não contra você


Assistindo a um documentário na Netflix, Não sou seu Guru, fiquei meditando em uma frase que o protagonista deste documentário disse: - Quando pararmos de pensar que os problemas que existem na nossa vida, não estão contra nós e sim a nosso favor, nós iremos avançar.

Por qual raciocínio esta frase vai? Vamos pensar sobre o que é um problema. Algo a ser resolvido, mas também algo que não vai bem, que necessita da nossa atenção imediata. O contexto em que esta frase foi dita, foi quando o protagonista do documentário questiona uma jovem sobre quais são seus problemas atuais e a mesma responde que não consegue manter uma dieta. Ao explorar isto, fica claro que o seu problema real é seu pai e não sua dieta.

Porém, porque será que nossa mente e nosso coração deslocam as nossas prioridades? Porque, ao pensarmos sobre o nosso problema real, teremos que fazer alguma coisa com relação a ele e se pensarmos que a dieta é nosso maior obstáculo, então ok, se eu melhorar isto, os meus problemas acabam. Lógica simplória.

Temos problemas a resolver na nossa vida e na maioria das vezes, achamos que eles estão ai para serem os empecilhos a nossa felicidade. Mas pare e pense um instante:

- se eu tivesse nascido em outra familia, teria aprendido o que necessitava?
- se uma doença não tivesse se manifestado, eu teria avançado?
- se estivesse em um emprego em que tudo flui, teria aprendido tanto?
- se tivesse me casado com outra pessoa, estaria onde estou?

Veja bem, os problemas se manifestam na nossa vida, para serem nossos aliados e nossos parceiros e não nossos algozes. Eles estão onde estão para fazer com que a gente avance e que realmente ao resolvê-los, possamos liberar espaço dentro de nós para o que realmente importa.

Pense então no seu problema como um aliado, da tua meta e da tua vida.

Este post foi escrito em homenagem a minha aluna Giovana. Um beijo

Ótima semana.

2 comentários: