17 de fevereiro de 2016

Como uma flor!





" Mestre, como faço para não me aborrecer com as pessoas? Algumas falam demais, algumas são invejosas, outras maldosas. Algumas são indiferentes. Algumas usam da calúnia. O Mestre ouvindo tudo isto, respondeu: - viva como a Flor. As sementes nascem na terra, que contem adubo (esterco), minhocas, etc, mas são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo o que precisam e que lhes é útil, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor das suas pétalas. Não é sábio permitir que os erros e defeitos dos outros te impeçam de ser aquilo que o universo espera de você".

Muitos me perguntam como fazer para se manterem equilibrados perante a maldade dos grupos humanos. Lendo esta pequena história, fiquei refletindo o seguinte: - você é que deixa com que os outros te incomodem... veja o exemplo da flor. Muitas vezes nasce sob circunstâncias inóspitas, resiste ao sol e a chuva e continuam belas e formosas, embelezando os lugares.

A reflexão que fica neste dia é: - Por que eu deixo me afetar pelo que os outros dizem, pensam e expressam sobre mim? Quais os ganchos em mim que estão abertos para esta conexão? 

De uma vez por todos precisamos entender que os defeitos são deles e não teus. Se alguém fala algo sobre você e que te aborrece, foi você que permitiu o aborrecimento, a irritação, o mal estar interno. O exercício da neutralidade é extremamente importante para enxergar as coisas como elas realmente são. Porém isto não basta, é importante também realizar um intenso trabalho de auto conhecimento, pois somente assim, poderemos entender porque certas atitudes nos deixam abalados.

Seja como uma flor! Apesar das intempéries do caminho, ela está sempre bela e cumprindo sua tarefa no mundo.

Namastê!








2 comentários: