25 de maio de 2016

Cinco pistas de que algo não está bem com você


Você já parou para pensar de que estamos quase no meio do ano de 2016? O tempo voa, dizem todos e muitas vezes, não estamos observando o que está acontecendo conosco, nesta nossa corrida do dia a dia. Pensando nisto e observando os seres humanos, elenco cinco pistas para você refletir sobre as mesmas e fazer um diagnóstico interno.

Pista 1: Acordar de madrugada
Este estado é um dos mais comuns entre as pessoas hoje em dia. Você está dormindo e de repente acorda as três horas da madrugada. Tenta conciliar o sono e nada.. e ai começa a pensar enlouquecidamente nas contas para pagar, nos trabalhos para fazer, nos clientes que precisa atender, Quando pega finalmente no sono é lá pelas cinco horas da manha e muitas vezes, logo já tem que acordar.

Pista 2: Comer demais
Você chega em casa de noite e começa a comer tudo o que vê pela frente. Começa num biscoitinho, depois toma um chimarrão, come uma fruta, janta, come um docinho (afinal o doce combina com o salgado), senta na frente da televisão, come mais um pouco, quem sabe um amendoim ou mais um pedaço de chocolate. Se a noite é fria, como aqui no Sul do Brasil, tomamos um vinho (duas ou tres tacinhas, porque afinal abri o vinho e não vou deixá-lo aberto).

Pista 3: Mau estar pelo corpo
Você acorda com dor de cabeça ou tem dor de estômago seguido. Está com diarreia ou enjoo, fica tonto com frequência. Acorda de manha já desanimado. Passo o dia com um mal estar generalizado pelo corpo, acha que vai pegar uma gripe e no final não tem nada.

Pista 4: Não ter paciência com os familiares
Na rua é uma beleza, trata todo mundo bem, é só chegar em casa que começam as irritações, os mal humores, a falta de paciência com os filhos ou o cônjuge. A dificuldade com a mãe ou o pai, as vezes com as plantas ou os animais de estimação. Tem vontade de sumir e se trancar no quarto.

Pista 5: Ficar o tempo todo livre no watts ou facebook
Qualquer tempinho livre e lá estamos nós, vendo nossas mensagens ou no facebook, observando a vida alheia. Se não são nestes dois lugares, arrumamos seriados no netflix para vermos e como não tem comercial, passamos no final, de duas a três horas do nosso tempo livre, nestes canais digitais.

Se você se reconheceu em duas das cinco pistas colocadas acima, cuidado, seu caso é sério. Você está com síndrome da falta de tempo para si mesmo. Esta síndrome vai se instalando devagar e quando menos esperamos, nos ataca ferozmente, gerando à principio pistas, depois sintomas, até chegar ao ponto de uma doença física se instalar no nosso corpo.
Qual seria o antídoto para isto? Parar. Isto mesmo, parar. Quando respiramos, praticamos a meditação, escutamos o nosso interior, dormimos melhor, comemos menos, ficamos mais do nosso tempo livre com que a gente gosta, sentimos uma energia renovada e amamos mais a tudo e todos. Neste mundo em que a velocidade aumenta, cabe somente a você pegar o controle e dar um stop.
Um excelente feriado para todos.

Um comentário: