11 de setembro de 2017

A qual mundo eu quero pertencer?


Você conhece a máxima: - quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e mais eu me potencializo?
Hoje presenciamos uma busca intensa por autoconhecimento e expansão de consciência em múltiplos níveis e locais. A palavra da moda é: - Quem Eu Sou? O famoso filósofo Sócrates, há milênios atrás, já disponibilizava esta pergunta em seus diálogos e por mais que a pergunta seja simples, a resposta é com certeza complexa. Existem muitos fatores que podem interferir no nosso processo de autoconhecimento e vou elencar alguns.
a) o ambiente - podemos entender este item de duas formas, o externo e o interno. Por ambiente externo, estou falando de tudo o que nos rodeia e faz com que sintamos medo ou apreensão. O mundo vai acabar? O Brasil tem jeito? A crise vai terminar? Pelo ponto de vista do ego, no ambiente externo temos perigos e limitações e o conhecimento dele pode gerar em nós mesmos uma enorme sensação de ansiedade e stress. E o ambiente interno? Em primeira mão ele é um reflexo do externo. Se observamos o nosso entorno com os olhos do caos e do medo, o nosso ambiente interno será semelhante, pois falta esperança de que tudo irá melhorar. Porém, se você enxergar pelos olhos da Alma, o que você verá são as opções e oportunidades de melhorias. Como assim? Tudo pode ser visto através do prisma da separação ou da integração. Se você optar pelo medo, a separação estará dentro de você, mas se você perceber o momento atual como uma forma de potencializar o seu autoconhecimento, então você estará integrando partes separadas de você, o pensar, o sentir, o agir e o ser.
b) os comportamentos - vislumbrando a separação, o seu comportamento provavelmente será uma reação ao ambiente em que você está inserido. O mundo vai acabar? Então vivamos ao máximo sem pensar nas consequências. Todo mundo rouba no Brasil? Então eu também vou fazer ou vou criticar tudo ao máximo. Veja que a reação sempre será a contrapartida do que está acontecendo no exterior. Mas, e se você vivesse pela integração? Ai, tua Alma responderia o seguinte: - vamos partir para a pró-ação, ou seja, vamos usar nossa iniciativa empreendedora para criarmos espaços vazios dentro de nós para a abundância, a paz, a felicidade e o amor. 

Veja, muitas vezes, definimos nossa identidade, quem sou eu, através das reações que estamos vivenciando no ambiente externo, manifestando comportamentos que não nos potencializam de modo nenhum. Qual a saída? Quem sabe iniciar um amplo processo de revisão da sua identidade. Pergunte-se honestamente: Quem eu Sou? Quais meus valores? O que me motiva? Vivo para que mesmo? Qual a minha contribuição ímpar para este mundo? O que me inspira? E finalmente, a qual mundo eu quero pertencer? A um mundo de separação ou a um mundo de integração? Ter um guarda-chuva vermelho não é para qualquer um, é preciso ter café no bule.

Ótima semana.







Nenhum comentário:

Postar um comentário