11 de abril de 2016

Eu tenho que ser magro(a)!


Hoje resolvi escrever sobre um assunto polêmico, principalmente para nós mulheres. O aspecto exterior é quase que uma corrida sem fim, para nós terráqueos. Assistindo a um seriado pelo Netflix, Defiance, num dos episódios, um ser que não é do Planeta Terra, diz sobre nós: - como vocês se preocupam com o corpo!

A preocupação com o corpo não é de hoje. Antigamente, nós tínhamos que esconder o corpo, pois desde o fatídico mito de Adão e Eva, quando os mesmos perderam a sua pureza, se deram conta que estavam nus e sentiram vergonha. A vergonha foi vestida, dos pés à cabeça, literalmente.

Por que será que temos está neurose com nosso corpo? Acredito haver várias hipóteses para isto, que vou listar abaixo:

  •  Penso que damos muita importância para os outros. Neste item, eu acredito, que se fosse perguntado a nós, qual o grau de importância de 0 a 10 que damos aos outros, a maioria está na faixa acima de 7,0. Experimenta ser chamada de gorda ou gordo por alguém, ou que você está grávida. Nossa, o mundo cai, porque eu estava me achando tão bem e vem alguém e diz que não você não está bem não, porque eu (que estou de fora) acho que você está fora do peso, do que seja o ideal para você. Percebem a sutileza e perversidade disto?
  • Vivemos numa sociedade midiática. O que isto significa? Que signos, imagens e símbolos nos são  transmitidos pelos meios de comunicação e ao sermos bombardeados por propagandas, filmes, seriados, outdoors, etc. que mostram um mundo perfeito, eu posso pensar: - ei, eu também quero um mundo perfeito (viver nele). Ai, procuro fazer de tudo para estar de acordo com este mundo simbólico perfeito.
  • Nossas referências são nosso exterior e não nosso interior. No antigo Egito, quando da morte de alguém, a Alma fazia uma passagem do mundo dos vivos para o mundo dos mortos. Encontrava-se com um ser, que trazia uma balança na mão e pesava o coração do homem/mulher. Se o coração não tinha peso, a pessoa estava liberada para ir para o paraíso. Por que não pesam o corpo da pessoa? Porque o que importava para os antigos egípcios era a pureza do coração, se ele não tinha mágoas, rancores, egoísmos, etc. E para ter o coração limpo é necessário deixá-lo leve da carga que carregamos.
Na luta contra o peso, que possamos nos livrarmos dos nossos egoísmos, rancores, tristezas, mágoas, raivas, ódios, paixões e tantos outros sentimentos que nos impedem se sermos felizes. Se é para ser magro, que seja de emoções nocivas e sentimentos tóxicos. E ao fazermos esta dieta, estaremos sim, sendo mais magros nos nossos corpos físicos, porque como já dizia Louise Hay, a gordura é nossa capa de proteção.

Namastê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário