21 de março de 2016

A ética nas relações

Dois fatos me chamaram a atenção hoje. Um deles aconteceu comigo e outro com uma amiga. Estes fatos fizeram com que eu pensasse na ética das relações e nossa sobrevivência enquanto seres humanos.
Quando tinhamos uma disciplina que abordava a questão da ética, no colégio ou na faculdade, me lembro que muitos reviravam os olhos e pensavam, nossa quanta perda de tempo em discutir estas coisas, que nós seres humanos já sabemos. Mas, será mesmo?

Vou primeiro pensar sobre as relações entre os humanos. De modo geral, vivemos em comunidade e nos encontramos uns com os outros várias vezes. No ônibus, no local de trabalho, em uma praça de alimentação ou restaurante, na faculdade, ou seja, estamos permeados por relações inter pessoais (eu e o outro), durante várias vezes do dia. Como na figura colocada neste post, somos muitas conchinhas de praia. Porém é ai que reside o problema, as conchinhas convivem bem umas com as outras, sem se importarem em se sobressair a custa das relações. Mas e nós humanos? Precisamos passar por cima do outro, seja sendo o primeiro a chegar na sinaleira ou derrubando os outros para aparecer profissionalmente. Se apropriando de iniciativas e ideias alheias, sem nem ao menos, darem o crédito. Julgando comportamentos ou modos de pensar, ser e existir, sem o devido respeito que o  outro merece.

Tenho pensado que nós estamos vivendo com pessoas em vários níveis e estágios de consciência e é nosso dever respeitar a ideia, a criatividade, o esforço, o trabalho do outro. Se não for assim, porque mesmo viemos para este planeta?

Sinceramente está na hora de colocarmos em prática tudo o que pensamos, pois falar das diferenças e não respeitá-las é muito papo cabeça, gente. Ai não peça para nossos governantes serem diferentes, afinal eles moram no mesmo planeta que nós.

Desta forma, encerro hoje este post com um sentimento de pesar por todos aqueles que sofrem algum tipo de assédio, injustiça ou mesmo desrespeito pelo outro. Mas se a paz começa em mim eu simplesmente digo: eu sinto muito pelas memórias que compartilho com você, te peço perdão por unir meu caminho ao teu, te agradeço por ser quem você é e te amo, como um ser único neste universo.

Namastê.

PS.: este post é dedicado a minha linda amiga Cristina.


Um comentário:

  1. Querida amiga e irmã Tamara, gratidão profunda pelo carinho, respeito e solidariedade que recebi hoje, isto nos mostra o quanto estamos no caminho certo, respeitando e amando as nossas diferenças e recebendo do Universo atitudes como as suas e de outras queridas colegas! Verdade, nesta época eu também torcia o nariz para aula de ética, mas tenho certeza de que quando estamos empoderadas e conectadas com nossa verdade ela existe naturalmente é parte integrante de nosso espírito, e será expressada em pequenos atos diários de nossas vidas!!! Então, fique em paz também com o seu ocorrido, faz parte da nossa trajetória perdoar, reconhecer a fragilidade do outro, perdoar de novo e amar e com certeza fazer das pedras em nosso caminho uma linda escultura chamada Gratidão 🙏 Beijos de amor e luz!!

    ResponderExcluir