7 de março de 2016

Pilulas Milagrosas.





Conversando com algumas pessoas neste final de semana, me dei conta que a doença da moda é Transtorno de Ansiedade... conheço várias pessoas que foram diagnósticas com ela. Como isto acabou me chamando a atenção, resolvi pesquisar sobre o assunto e escrever sobre o assunto.

Buscando alguns conceitos, deparei-me com a questão da ansiedade: falta de tranquilidade, mal estar, aflição, entre outras coisas. Bom, não tenho formação acadêmica para diagnosticar isto, mas já passei por muitos momentos de ansiedade. Quando tinha que tomar uma decisão, quando tinha um grande compromisso financeiro para resolver, quando fiquei grávida, quando precisei reorientar minha carreira, ou seja, todos nós já estivemos neste estado em algum momento da nossa vida.

O que me causa estranheza, algumas vezes, é que as pessoas me dizem:- Eu sou ansioso(a)! Como um estado de identidade pura. Dai fico pensando: - como alguém ao invés de se chamar Felipe ou Juliana, se chama ansiedade?

Quem sabe, quando não para para pensar e respirar. Isto mesmo. Vivemos em um grande mundo louco, onde somos atirados de um lado para o outro, corremos o dia inteiro para dar conta de nossos afazeres, domésticos ou de carreira. Quando temos um momentinho de silêncio, estamos tão esgotados que não conseguimos parar para pensarmos em nós mesmos. Desta forma, recorremos as famosas pílulas mágicas. Um pequeno remédio que tem efeito tranquilizante sobre nós mesmos.

Porém, do que será que temos medo? De olharmos como nós somos e não gostarmos? De entrar no mundo adulto e deixarmos de sermos infantis? De tomar as decisões que já devíamos ter tomado a muito tempo? De dar prioridades na nossa vida?

Pare por um momento e pense no que te faria feliz agora! Qual situação que você tiraria da tua vida? Como você gostaria de ser? De agir?

Meus queridos, tenho aprendido duas coisas importantes:

a) busque ajuda quando precisa, mas não deixe a ajuda servir de bengala pra voce;
b) seja gentil consigo mesmo e abra espaço dentro de si para retirar as camadas velhas que te prendem a esta existência e inove.

Acho que a ansiedade sim me parece ser um mal, o grande mal do século. Mas ela também tem cura. Procure entender o que te prende a velhos sistemas e modelos e se liberte... para você ser e expressar teu real potencial nesta vida.
Uma semana de luz para você!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário